Serviço de Apoio Domiciliário
A resposta Social de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) visa prestar cuidados e serviços individualizados e personalizados no domicílio dos utentes. Destina-se a pessoas que, devido a doença, deficiência, idade avançada ou outro impedimento, não conseguem, de forma temporária ou permanente, assegurar autonomamente a satisfação das suas necessidades básicas e a realização das atividades da vida diária.
Este serviço tem como missão garantir o bem-estar, a dignidade e a qualidade de vida dos utentes, respeitando os seus direitos e promovendo a sua autonomia sempre que possível. O SAD rege-se por princípios como a dignidade humana, a solidariedade, a equidade social, a inclusão e o respeito pelos direitos adquiridos, assegurando um acompanhamento humano e ético na prestação dos cuidados.
Para concretizar os seus objetivos, o SAD disponibiliza um conjunto de serviços essenciais ao dia a dia dos utentes, garantindo-lhes maior conforto e segurança no seu ambiente familiar, este serviço permite que os utentes permaneçam no seu domicílio com o devido acompanhamento, promovendo a sua qualidade de vida e bem-estar, sem comprometer a sua segurança e necessidades básicas.