CARNSC - Casa de Acolhimento Residencial de N. Srª da Conceição

Atividades ludico didaticasAtividades ludico didatica 2Atividades ludico didaticasA Casa de Acolhimento Residencial de N. Srª da Conceição conta 151 anos de existência, comemorados no dia 8 de Dezembro (Nº Sra. da Conceição, rainha de Portugal).

É uma instituição que surgiu como resposta social em defesa de crianças e jovens do sexo feminino e tem capacidade de resposta para 30 jovens dos 6 aos 18 anos, tendo sempre em conta o seu equilíbrio emocional, (prematuramente corrompido) e o seu desenvolvimento tanto a nível motor, como emocional e cognitivo.

As jovens são aqui protegidas e reeducadas, até como forma de resolução e atenuação de todos os seus problemas.

Imagem 800Imagem 805Imagem 899Os lares de infância e juventude (LIJ) são equipamentos sociais que têm por finalidade o acolhimento de crianças/jovens (dos 6 aos 18 anos), no sentido de lhes proporcionar estruturas de vida tão aproximadas quanto possível às das famílias, com vista ao seu desenvolvimento global e posterior autonomização.

O tempo de criança e de jovem é um tempo próprio onde devem entrar princípios, valores e oportunidades capazes de desenvolverem nos jovens atitudes e capacidades de cidadania e de competitividade num mundo global.

Imagem 1128IMG 0195IMG 0487 2A Santa Casa da Misericórdia de Portalegre procura garantir a qualidade da intervenção no âmbito educativo, social e na saúde. O recurso às parcerias junto da sociedade civil tem sido uma prioridade, principalmente no que refere ao Desporto, à Cultura, às Artes e à Cidadania.

A aposta na formação dos quadros será uma constante, tendo em conta a complexidade da intervenção e a importância da permanente atualização de conhecimentos e de metodologias de intervenção.