banner lateral galeria

Serviços

Os lares de infância e juventude (LIJ) são equipamentos sociais que têm por finalidade o acolhimento de crianças/jovens (dos 6 aos 18 anos), no sentido de lhes proporcionar estruturas de vida tão aproximadas quanto possível às das famílias, com vista ao seu desenvolvimento global e posterior autonomização.

O tempo de criança e de jovem é um tempo próprio onde devem entrar princípios, valores e oportunidades capazes de desenvolverem nos jovens atitudes e capacidades de cidadania e de competitividade num mundo global. A Santa Casa da Misericórdia de Portalegre procura garantir a qualidade da intervenção no âmbito educativo, social e na saúde. O recurso às parcerias junto da sociedade civil tem sido uma prioridade, principalmente no que refere ao Desporto, à Cultura, às Artes e à Cidadania.

A aposta na formação dos quadros será uma constante, tendo em conta a complexidade da intervenção e a importância da permanente atualização de conhecimentos e de metodologias de intervenção.

Pautando sempre pela abertura à sociedade, o Lar de Infância e Juventude de Santo António assim cumpre a sua missão:
Os jovens têm neste espaço, uma casa, a sua casa, onde lhes são prestados todos os cuidados essenciais, tanto a nível da higiene, como de saúde. Partilham espaços de sala de estudo, sala de atividades lúdico-didáticas (mediateca), sala convívio (a chamada sala de estar). São-lhes proporcionadas diversas atividades, durante o ano letivo e interrupções escolares (desde atividades desportivas, como caminhadas, jogos, natação, dança, teatro, até atividades ligadas às artes). É-lhes dado a direito a ser crianças e jovens ...