banner lateral galeria

ERPI Dr. Plínio Serrote - Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas

A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas é uma Resposta Social que consiste em proporcionar aos Utentes alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, onde são desenvolvidas atividades de apoio social e prestados cuidados de enfermagem. Pretende ser uma «casa de família» dos que necessitam de assistência e apoio, contribuindo para a estabilização, autonomia ou estimulação do envelhecimento ativo e integração social.

Com este equipamento a Santa Casa da Misericórdia de Portalegre pretende assegurar e defender os princípios da dignidade humana, da família como célula cristã fundamental da sociedade, da corresponsabilidade, fomentar a entreajuda e participação, promover a universalidade e igualdade, solidariedade e economia social, assegurar a equidade social, diferenciação positiva, inserção social, tolerância e informação.

A ERPI permite acolher pessoas idosas, cuja situação social, familiar, económica e/ou de saúde, não lhes permita permanecer nos seus lares e desta forma proporcionar-lhes serviços permanentes e adequados aos seus problemas.
Destacam-se os apoios não só aos idosos mas também às suas famílias no sentido de preservar e fortalecer os laços familiares.
Para além do alojamento, os Utentes usufruem também de alimentação, assistência religiosa, ajuda psicológica e ocupação organizada e acompanhada dos tempos livres de forma a desenvolver e potenciar o convívio social entre os Utentes e os seus familiares, amigos e a comunidade.