banner lateral galeria

CCA - Centro Comunitário dos Assentos

foto CCO Centro Comunitário dos Assentos (CCA), resposta social da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre (SCMP), foi inaugurado no dia 2 de janeiro de 2007, em antigas instalações da SCMP nos Assentos.

O CCA é um espaço onde são desenvolvidas diversas atividades, que no seu conjunto, visam a prevenção das problemáticas sociais presentes no Bairro dos Assentos. Como equipamento social da Misericórdia, tem por princípio organizar respostas socialmente integradas, que vão de encontro às necessidades e expetativas das famílias residentes neste bairro.

A realização das atividades neste Centro Comunitário é solidária e gratuita para os Utentes, com o objetivo de proporcionar uma vida mais ativa e mais criativa, assim como a melhoria das relações e da comunicação nas dinâmicas interpessoais desta comunidade, desenvolvendo a autonomia pessoal dos Utentes.

No contexto social do Bairro dos Assentos, os idosos constituem um grupo social de risco, dada a precariedade das suas condições económicas e a impossibilidade de acederem a bens e serviços considerados fundamentais, e não esquecendo a salvaguarda dos seus direitos e a afirmação da sua imagem positiva na sociedade, importa apostar em iniciativas que promovam o envelhecimento ativo, tendo presente por um lado, aquilo que são as suas reais necessidades ao nível social, e por outro, os recursos humanos e materiais disponíveis neste Centro Comunitário.

foto CC1foto CC2foto CC3

 Atividades regulares

Através das diversas atividades ocupacionais desenvolvidas no CCA, pretende-se potenciar as capacidades funcionais, físicas e cognitivas dos Utentes e em simultâneo promover a interação com os outros, reforçando o convívio e os laços sociais deste Grupo.

  • Sessões de canto popular (tradicional): Sessões administradas pela Gerontóloga da Misericórdia (uma vez por semana);
  • Atividades Físicas: Classes de Movimento administradas pela Fisioterapeuta da Misericórdia (uma vez por semana);
  • Atividades desportivas: Atividades desportivas de caráter recreativo e de lazer proporcionadas pelo CCD Desportalegre (quinzenalmente);
  • Ateliers de Expressão Plástica: Promoção dos Usos e Costumes; Trabalhos Manuais, nas áreas da Costura; Bordados; Croché; Pintura/Recorte e Artesanato em Geral.
  • Promoção da Saúde: Através do desenvolvimento de diversas iniciativas, contribuir para minimizar e retardar os efeitos negativos decorrentes do processo de envelhecimento, designadamente ao nível da mobilidade/autonomia; dos cuidados a ter com a saúde, a alimentação, entre outras. Pretende-se objetivamente criar fatores de proteção, assim como medidas (Medição da Tensão Arterial e dos Níveis da Diabetes aos Utentes do CCA e à população do Bairro em geral) que contribuam para a melhoria das suas condições de saúde e consequentemente para a sua qualidade de vida.

foto CC4foto CC5foto CC6Educação

  • Aulas de Alfabetização: ampliar os níveis de conhecimento e potenciar as capacidades cognitivas, influenciando de forma positiva na sua autoestima e desenvolvimento pessoal (Sessões administradas por uma voluntária certificada).
  • Lazer: Promover oportunidades de lazer e de conhecimento de locais de interesse histórico-cultural. Caminhadas e passeios pedestres.